À Conversa Com: 

LEONEL LOPES DOS SANTOS

(EQUITAÇÃO DE TRABALHO):

É no seguimento de um novo espaço (“À Conversa Com”), que a Associação Equestre de Bensafrim, apresenta aqui a 2ª dessas conversas, que irão ser publicadas ao longo deste ano de 2011. As conversas são realizadas ante convidados de excelência, e têm como base o cavalo explorando as várias vertentes em que se pode utilizar este belo animal.
Assim, e como 2º convidado deste espaço a Associação Equestre de Bensafrim foi ao encontro do Cavaleiro ligado à vertente de Equitação de Trabalho: Leonel Lopes dos Santos.

Ao longo desta conversa o cavaleiro irá relembrar os momentos mais marcantes da sua carreira, assim como falará dos seus projectos e algumas novidades para 2011.

Associação Equestre de Bensafrim (A.E.B.) - Bom Dia Leonel, antes de mais agradeço a tua disponibilidade para a entrevista, e para a iniciarmos, faço-te a “pergunta da praxe”, como, quando e onde começou o bichinho pelos cavalos e pela equitação.

Leonel Lopes dos Santos (L.L.S.) - Bom Dia, e um bem-haja a todos os sócios da Associação Equestre de Bensafrim, e à louvável direcção que apresenta, que tem mostrado um trabalho significativo em prol da Equitação a nível da Região Algarvia. Desde já eu é que tenho que agradecer o comentário que me fizeram. Acho que é um bom trabalho da vossa parte reconhecerem o trabalho dos atletas nas modalidades equestres.
O meu bichinho pelos cavalos começou já há muitos anos, quando o meu avô tinha um cavalo que era o seu meio de transporte naquela época, e aí começou a despertar o interesse pelos cavalos, no entanto o bichinho pela equitação em si, surgiu mais tarde.

A.E.B.  - Tens um considerável percurso na Equitação de Trabalho, mas certamente que ainda te recordas do 1º dia em que entraste em prova, como foi, descreve-nos um pouco.

L.L.S.  - Sim, ainda me recordo como se fosse hoje porque estava muito nervoso, e por tal motivo enganei-me 2 vezes na prova de maneabilidade. Mas no final da prova fizeram-me uma praxe que consistia em fazer o percurso da prova a pé, e curiosamente fui eu que ganhei, e fiquei muito contente por trazer uma taça para casa.
Acho que essa vitória foi aquela que me trouxe a vontade de ganhar mais vezes.

A.E.B.  - Dá-nos a tua definição de Equitação de Trabalho. É uma simples modalidade?

L.L.S. 
- Acho que a Equitação de Trabalho é uma modalidade muito interessante, porque para ser bem feita é preciso ter muita técnica, e os cavalos precisam de estar muito bem ensinados, é uma modalidade que nos deixa, a todos os portugueses muito orgulhosos, pois já fomos 9 vezes, Campeões da Europa, e inúmeras vezes campeões dos Mundo, graças aos nossos cavalos Lusitanos, pelo que acho que é o cavalo ideal para esta modalidade.

A.E.B.  - Sabemos que tens uma Coudelaria: "Leonel Santos" - Puro Sangue Lusitano. De certo que a paixão pelo Cavalo Lusitano falou mais alto, e foi daí que surgiu mais este projecto?

L.L.S. Essencialmente, a paixão por fazer uma coudelaria surgiu pela competição. Tenho o sonho e a ambição de criar Cavalos Lusitanos para um dia poder competir neles, este projecto está a dar agora os primeiros frutos, e sinceramente espero que dentro de poucos anos possa competir nos meus próprios cavalos.

A.E.B.  - Já que falamos sobre o Cavalo Lusitano, como defines a "nossa raça". É o cavalo ideal ?

L.L.S. Acho que a nossa Raça Lusitana tem cavalos muito versáteis, não fosse ele o cavalo de sela mais antigo do mundo, se aliarmos esta versatilidade a uma serenidade, é bem visível que o nosso cavalo, está ligado a todas as vertentes da Equitação, desde o Toureio ao Dressage, passando pela Equitação de Trabalho, entre outras.
 
A.E.B.  - Caro Leonel, voltando à Equitação de Trabalho, enumera me algumas das tuas vitórias em campeonatos, tanto Regionais como Nacionais, a Nível Europeu e Mundial? Qual a mais importante e com mais significado?

L.L.S. É para mim um grande orgulho poder descrever as minhas vitórias como sabem eu não sou profissional, faço isto apenas por hobbie. Mas ser Campeão Nacional por duas vezes consecutivas e fazer parte da Selecção Nacional e por conseguite sermos Campeões da Europa (Portugal), são vitórias que me deixam cheio de orgulho.

A.E.B.  - Novidades para 2011? Vais continuar a apostar forte na Equitação de Trabalho?  

L.L.S. Para 2011, espero essencialmente que as coisas me corram bem na Equitação de Trabalho. Mas podem esperar algumas novidades, nomeadamente verem o Leonel Santos a fazer algumas provas de dressage (ensino) de nível Grande Prémio.

A.E.B.  -
 Leonel a Equitação é um hobbie. Ou já podes considerar trabalho? Antes de entrares definitivamente no meio equestre qual era ou é a tua profissão?

L.L.S.  - A Equitação como já referi é apenas um hobbie, mas espero no futuro me poder dedicar só aos cavalos. ANtes de entrar na alta competição, fazia a mesma coisa que faço hoje, estando assim no ramo da construção civil.

A.E.B.  -
 Qual o estado da Equitação de Trabalho no Algarve, sabendo que és um dos mentores da mesma, na região turística.

L.L.S. 
- A Equitação de Trabalho no Algarve actualmente apresenta um nível bastante elevado, espero continuarmos a aprender com humildade para que no futuro nos possamos orgulhar de novos bons resultados. Refira-se ainda que com a criação de um Campeonato Regional de Equitação de Trabalho no Algarve, ganhou-se imensos amantes e praticantes nesta vertente da Equitação, o que é de realçar.

A.E.B.  -
 Obrigado Leonel, se possível pedia-te que enviasses uma mensagem aos sócios da Associação Equestre de Bensafrim.

L.L.S.  - A todos os sócios da Associação Equestre de Bensafrim, e não só, aqueles que gostam da arte de bem montar a cavalo, desejo que espalhem a paixão que têm por esse animal tão nobre que é o cavalo e que usufruam dos seus animais. Partilhem também a paixão pelas diversas modalides equestres, e não se esqueçam da Equitação de Trabalho.

Fotos Gentilmente Cedidas pelo cavaleiro Leonel Lopes dos Santos;

Publicado: às 03:27 - Dia 31 de Agosto de 2011 por Nuno Rodrigues.    
<------------------------------------------------------------------------------------>

RIBEIRO TELLES BASTOS
(TAUROMAQUIA):

É no seguimento de um novo espaço (“À Conversa Com”), que a Associação Equestre de Bensafrim, apresenta aqui a 1ª dessas conversas, que irão ser publicadas ao longo deste ano de 2011. As conversas são realizadas ante convidados de excelência, e têm como base o cavalo explorando as várias vertentes em que se pode utilizar este belo animal.
Assim, e para “inaugurar” este espaço a Associação Equestre de Bensafrim foi ao encontro do Cavaleiro Tauromáquico de Alternativa: Ribeiro Telles Bastos.

Ao longo desta conversa o cavaleiro irá relembrar os momentos mais marcantes da sua carreira, assim como falará das expectativas para a temporada tauromáquica de 2011.

Associação Equestre de Bensafrim (A.E.B.) - Bom Dia Manuel, antes demais agradeço a tua disponibilidade para a entrevista, e para iniciarmos esta conversa, faço-te a “pergunta da praxe”, como, quando e onde começou o bichinho pelos toiros.

Ribeiro Telles Bastos (R.T.B.) - Obrigado eu. Foi natural, como nascer. Desde que me lembro ter memória que a profissão de cavaleiro aparce facilmente nos sentidos de cada neto do avô David (Mestre David Ribeiro Telles). No monte da Torrinha, nas fotografias, nos cartazes das corridas cravados na parede da sala nova (sala onde brincávamos), onde estavam os armários com as casacas e os troféus, nesses sítios também comecei a ganhar o bichinho. Lembro-me ainda de acordar em muitos dias, e ouvir os chocalhos das éguas a pastar no Mouchão do Muro, e em outros dias víamos os tios e os campinos a fechar as novilhas de tenta lá em cima na praça. Por todo o lado e em todas as conversas nos almoços e jantares cheira a toiros e cavalos.

A.E.B. - Onde aconteceu a tua primeira actuação em Público?

R.T.B. - Foi na Praça de Toiros de Coruche, com um garraio da ganadaria da Herdade do Balancho, no dia 18 de Agosto de 1998.

A.E.B. - Que nos dizes da tua prestação como amador e praticante? Existem certamente boas recordações desses tempos.

R.T.B. - Olha foi sem dúvida, uma fase de crescimento , onde o erro aparece, e derivado a isso mesmo aprendemos muito, à medida que o tempo passa o grau de dificuldade vai aumentando, e a sabedoria também. Tenho grandes recordações felizmente mais boas do que más , lembro me também desse tempo onde também fiz grandes amigos. Partilho e devo agradecer o tempo de amador com o Palhinha e o de praticante com o Imotivo, que foram dois cavalos importantes e muito bons do meu tio António (António Ribeiro Telles).

A.E.B. - Carregas o nome da Dinastia Telles, sem margem para dúvidas, uma coisa bastante importante. Sentes decerto um enorme orgulho em carregar esse nome?

R.T.B. - É uma grande responsabilidade, e podes(m) ter a certeza do que vou dizer a seguir, tenho mais medo de não estar à altura dele (Telles), do que do próprio toiro.

A.E.B. - Em poucas palavras Manuel, define o teu estilo de toureio.

R.T.B. - Não serei a pessoa indicada para falar do meu estilo, mas eu acho que procura transmitir liberdade e ligeireza aos cavalos, acima de tudo procuro não enganar e nem desiquilibrar o toiro, juntando a isso uma cravagem ao estribo, e ainda ter o respeito do público.

A.E.B. - Fala-nos da tua quadra de cavalos.

R.T.B. - A minha quadra é constituída pelos seguintes cavalos:

Quadra de Cavalos de Ribeiro Telles Bastos

Nome:

Raça:

Ferro:

Tipo:

Romano

Luso-Árabe

Ortigão Costa

Cavalo de Saída

Xirico

Cruzado Português

Manuel Jorge de Oliveira

Cavalo de Saída

Xelim

Puro Sangue Lusitano

António Paim

Cavalo de Saída

Rosa

Luso-Árabe

David Ribeiro Telles

Curtos

Sábio

Puro Sangue Lusitano

David Ribeiro Telles

Curtos

Gracioso

Anglo-Árabe

Ortigão Costa

Curtos

Boa-Hora

Puro Sangue Lusitano

David Ribeiro Telles

Em Preparação

Altivo

Puro Sangue Lusitano

Lopo de Carvalho

Em Preparação

A.E.B. - Fala-nos agora da tua equipa.

R.T.B. - Tenho como apoderados o meu avô David, o meu irmão Henrique e o João Duarte, numa espécie de “orientadores técnicos”, tenho o meu avô e os meus tios João e António, fazem parte ainda da equipa e são de salutar o bom trabalho dos meus cocheiros: o Leonel e o António Salvador.

A.E.B. - Manuel, és crítico quanto às tuas opiniões em praça, quando alguma coisa te sai mal procuras sempre corrigir?

R.T.B. - Claro que sim, penso que toda a gente faz isso, se não o fazem, deviam fazer. No almoço do dia seguinte à corrida, entra tudo em discussão à mesa, até as minhas tias dão as suas opiniões, e tudo se debate ao milímetro, para que na corrida seguinte se esteja ainda melhor.

A.E.B. - A Alternativa foi sem dúvida um dia especial, descreve-nos um pouco esse momento.

R.T.B. - Se lhe disser que foi um dia tão desejado e tão forte, e que me lembro de estar tão descontraído e feliz, tu não acreditas, ou acharás pouco. Foi tão bom observar o Avô David de novo a cavalo, foi como estar num sonho.

A.E.B. - Que esperas daqui para a frente? Ser primeira figura do toureio?

R.T.B. - Eu espero trabalhar o máximo que puder, mas conto com Deus que nos dá na vida o que merecemos. Ser figura é durar uma vida no mesmo ramo.

A.E.B. - 2011, Muitas corridas com Ribeiro Telles Bastos? Ou irás preterir a quantidade à qualidade e menor número de corridas.

R.T.B. - Como todos sabemos, todo o tipo de mercado está em crise, até mesmo o tauromáquico, mas eu vou tourear e confiar no meu avô David, que já fez muitas figuras saídas da Universidade da Torrinha.

A.E.B. - Obrigado Manuel, se possível pedíamos que enviasses uma mensagem para os sócios da Associação Equestre de Bensafrim?

R.T.B. - A aficíon não é só gostar de toiros e cavalos, a festa dos toiros sã tem muitos valores que hoje a sociedade civil já não os pratica, nem vê e por isso a recrimina tanto por ir contra e marcar diferenças nestas calamidades desgovernadas em que está o país. A todos os sócios da Associação Equestre de Bensafrim, deixo a mensagem de irem ver as corridas de toiros, espectáculos equestres e eventos em que reinem as tradições portuguesas.


Fotos Gentilmente Cedidas pelo cavaleiro Ribeiro Telles Bastos;

Publicado: às 01:31 - Dia 5 de Janeiro de 2011 por Nuno Rodrigues.

Make a Free Website with Yola.